terça-feira, 29 de abril de 2014

Trailer - A Última Hora - Documentário - Aquecimento global





Aquecimento Global






Um dos problemas ambientais da atualidade

Aquecimento global é o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que ocorre desde meados do século XIX e que deverá continuar no século XXI, causado pelas emissões humanas de gases do efeito estufa.

As principais causas do aquecimento global

Provocadas por ações dos seres humanos

1 - Aumento da emissão dos gases do efeito estufa - causado, principalmente, pelo aumento do uso de combustíveis fósseis (gasolina e diesel). Os principais gases que favorecem o aquecimento global são:

- Dióxido de Carbono - CO2

- Gás Metano
 - CH4- Óxido Nitroso
 - N2O
- Perfluorcarbonetos
- Hexafluoreto de Enxofre 
- SF6- Hidrofluorcarbonetos
 - HFCs

2 - Queimadas de matas e florestas - além de reduzir a quantidade de árvores, que servem como reguladoras da temperatura, as queimadas jogam gases poluentes na atmosfera.


3 - Desflorestação - tem ocorrido, principalmente em países em desenvolvimento, como forma de ampliar as áreas para agricultura e pastagem de animais, além da exploração de madeira. Com menos cobertura de árvores e plantas, aumenta a temperatura do meio ambiente.


4 - Desenvolvimento urbano sem planeamento - diminui as áreas verdes nas cidades, aumentando a quantidade de concreto. Esse fato favorece a formação de ilhas de calor.


5 - Desertificação - queimadas e abate de árvores podem resultar no processo de desertificação (formação de desertos) em várias regiões do mundo.

Causas naturais:

1 - Aumento da atividade na superfície do Sol, provocando explosões e alta emissão de raios ultravioletas. O Sol passa atualmente por este fenômeno.


2 - A água dos oceanos concentra o carbono presente em grande quantidade na atmosfera. Este fato faz aumentar a evaporação e a concentração de gases no ar, aumentando assim o aquecimento global.


3 - Alguns cientistas afirmam que o planeta Terra está passando por um período que corresponde ao final de um ciclo glacial, que começou há cerca de 2,5 milhões de ano (estes ciclos ocorrem de tempos em tempos). Neste momento ocorre, naturalmente, o aumento da temperatura global.


Trailer - A Última Hora - Documentário - Aquecimento global


Sem comentários:

Enviar um comentário