terça-feira, 22 de abril de 2014

As exportações da indústria têxtil e de vestuário em Portugal, cresceram 15% em Fevereiro, sendo este o segundo melhor mês de exportações dos últimos 12 anos.

Em Fevereiro, as exportações da indústria têxtil e vestuário registaram um crescimento homólogo de 15,2%. O valor das vendas atingiu 395,4 milhões de euros, o que representa o maior valor desde os últimos 12 anos.
Nos dois primeiros meses do ano, as exportações totalizaram 810,35 milhões de euros, o que representa um crescimento de 15% face a igual período de 2013, revelou esta quinta-feira a ATP -Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.
Dos 810,35 milhões de euros exportados no bimestre, 63% foram em artigos de vestuário (com um crescimento de 16% do seu valor), 24% em matérias-primas têxteis (com um crescimento superior a 12%) e 13% em produtos têxteis confeccionados, em que se incluem os têxteis para o lar, com um crescimento de 8%.
Os Estados Unidos são o principal mercado não comunitário, representando 5% do total das exportações, com um crescimento de 16%. Angola é o segundo principal mercado fora do contexto europeu, com uma taxa de crescimento de 65,6% nos dois primeiros meses.
As importações desta indústria também registaram um crescimento de 9%, sendo que dos 567 milhões de euros comprados ao estrangeiro 44% destinam-se à transformação e 56% dizem respeito a produtos acabados.
Espanha, principal fornecedor, sofreu uma ligeira queda (-2%), assim como a Índia (-12%). Já a França e a Alemanha foram os países que, em termos absolutos, mais cresceram do ponto de vista do valor exportado para Portugal, tendo registado, em termos relativos, uma taxa de crescimento de 26% e 18% respectivamente. A China é o principal país fornecedor não comunitário e um dos que mais cresceu em termos absolutos.
A balança comercial deste sector registou um saldo positivo de 243,31 milhões de euros nos primeiros dois meses, com um crescimento homólogo de 32%.

   Adaptado do Jornal Público, Rosa Soares, 10/04/2014

Sem comentários:

Enviar um comentário