quinta-feira, 3 de abril de 2014

Animação do fundo do canhão submarino da Nazaré



Publicado em 30/10/2013


O Canhão Submarino da Nazaré, o maior da Europa e um dos maiores do mundo.

Este vale submarino corta toda a margem continental ao largo da Nazaré e prolonga-se por cerca de 200 quilómetros e com profundidades que vão desde os 150 metros, junto à costa, aos 5 mil metros.

Ao longo do canhão submarino ocorrem processos dinâmicos e sedimentares extremamente energéticos os quais podem desempenhar um papel fundamental na formação e manutenção de ecossistemas marinhos profundos específicos.

A dinâmica deste canhão potencia a ocorrência de águas ricas em nutrientes nas camadas superficiais com impactos na abundância e diversidade de peixe deste mar.

Para além disso, modifica as condições de propagação da ondulação, do largo para a zona costeira, gerando ondas extremas na Praia do Norte o que proporciona condições únicas para a prática do surf.

O Canhão Submarino da Nazaré tem vindo a ser investigado pelo Instituto Hidrográfico, juntamente com parceiros europeus, com o objectivo de compreender a sua estrutura geológica e os processos dinâmicos e sedimentares que nele ocorrem.

Sem comentários:

Enviar um comentário