Publicado em 30/10/2013
O Canhão Submarino da Nazaré, o maior da Europa e um dos maiores do mundo.
Este vale submarino corta toda a margem continental ao largo da Nazaré e prolonga-se por cerca de 200 quilómetros e com profundidades que vão desde os 150 metros, junto à costa, aos 5 mil metros.
Ao longo do canhão submarino ocorrem processos dinâmicos e sedimentares extremamente energéticos os quais podem desempenhar um papel fundamental na formação e manutenção de ecossistemas marinhos profundos específicos.
A dinâmica deste canhão potencia a ocorrência de águas ricas em nutrientes nas camadas superficiais com impactos na abundância e diversidade de peixe deste mar.
Para além disso, modifica as condições de propagação da ondulação, do largo para a zona costeira, gerando ondas extremas na Praia do Norte o que proporciona condições únicas para a prática do surf.
O Canhão Submarino da Nazaré tem vindo a ser investigado pelo Instituto Hidrográfico, juntamente com parceiros europeus, com o objectivo de compreender a sua estrutura geológica e os processos dinâmicos e sedimentares que nele ocorrem.
Categoria
Licença
Licença do YouTube Padrão
Sem comentários:
Enviar um comentário