quinta-feira, 3 de abril de 2014

Meteorologia vai fornecer previsões hora a hora


O Instituto Português do Mar e da Atmosfera vai oferecer aos cidadãos previsões meteorológicas hora a hora, graças a novos equipamentos que a ministra da Agricultura considerou esta quarta-feira colocarem o instituto "na linha da frente".

O instituto (IPMA) apresentou esta quarta-feira o novo sistema de videowall, um equipamento que permite a visualização de dados de satélite, radar e descargas elétricas atmosféricas, e o Supercomputador P7, que será usado para modelação numérica atmosférica e marinha, além de uma nova aplicação para 'smartphones' e 'tablets', que oferece aos cidadãos previsões meteorológicas hora a hora.

Equipamento que a ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, enalteceu, considerando que vão permitir uma melhor recolha, investigação e tratamento dos dados meteorológicos.

"O IPMA está na linha da frente do trabalho meteorológico das previsões e tem procurado fazer uma atualização sistemática", disse Assunção Cristas em declarações aos jornalistas no final da apresentação, salientando que os novos sistemas apresentados hoje vão ser importantes para cidadãos e para áreas específicas como a economia e a agricultura.

No entender da ministra, os novos sistemas permitem trabalhar mais na previsão e na forma como a informação de prevenção chega aos utilizadores.

"Assim, estaremos mais preparados para dar resposta a fenómenos delicados extremos. Estamos a falar das questões do litoral, do mar, das questões dos fogos florestais e rurais e como se pode antecipar alguma coisa por exemplo em matéria de vento", disse.

Notícia publicada no Jornal de Noticias dia 02/04/2014

Sem comentários:

Enviar um comentário