terça-feira, 1 de abril de 2014

Número de pessoas Subnutridas no Brasil.

Desce o número de pessoas subnutridas no Brasil.


Os dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) referem que a quantidade de pessoas em situação de subnutrição desceu significativamente no Brasil. A informação consta no relatório "O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo em 2012". Segundo o relatório, o total de subnutridos do País reduziu de 14,9% para 6,9% da população. O levantamento dos dados foi feito dentro do período de 1990-1992 a 2010-2012.
Atualmente, quase 870 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de subnutrição – no Brasil são 13 milhões de pessoas. A secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Maya Takagi, lembra que os números da FAO vão ao encontro dos dados do ministério relativos à extrema pobreza – quando o Plano Brasil Sem Miséria foi lançado, no ano passado, eram 16,2 milhões de pessoas nessa situação. “A desnutrição está associada à extrema pobreza, presente nas áreas rurais, no norte do País, em comunidades indígenas e quilombolas”, afirma a secretária.
Bolsa Família
Os programas sociais desenvolvidos pelo Governo Brasileiro em parceria com os governos estaduais e municipais, além da iniciativa privada, foram elogiados pelo documento. Um dos programas apontados como fundamental na erradicação da fome é o Bolsa Família, que nos últimos 3 anos aumentou a participação laboral da mulher em quase 16% de beneficiárias e não-beneficiárias. Entre as cidades, Belo Horizonte foi a de maior destaque reduzindo a mortalidade infantil em 60% com apenas 2% do orçamento anual da cidade.
Dados Mundiais 
Apesar de a média de subnutridos representar 12,5% da população mundial, esse índice chega a 23,2% nos países em desenvolvimento e cai para 14,9% nas nações desenvolvidas.
De acordo com o documento, a África foi a única região no mundo em que a subnutrição aumentou em números absolutos, de 175 milhões para 239 milhões de pessoas. Em termos percentuais, no entanto, houve redução de 27,3% para 22,9% da população subnutrida.

Outros dados

No entanto, nem tudo é motivo de comemoração. De acordo com a ONU, a subida nos preços dos alimentos é um dos fatores que contribuem para a pobreza das famílias em todo o mundo. Dados da Organização indicam que cerca de 1 bilhão de pessoas passam fome no planeta todos os dias e, cerca de 800 milhões, vivem em situação de insegurança alimentar.
Segundo a ONU, a cada cinco minutos uma criança morre vítima de desnutrição. Além disso, vários estudos da FAO revelam que cerca de um terço da comida produzida no mundo é colocada no lixo.

Adaptado do relatório da FAO, Programa Bolsa Família é um 

dos responsáveis pela queda da subnutrição no Brasil


Postado 06/05/2013 | 21:45

Fonte: CNEWS Portal de Notícias da Cidade 


Sem comentários:

Enviar um comentário