terça-feira, 20 de maio de 2014

Guiné-Bissau e Angola entre os dez países mais perigosos para se nascer

A Guiné-Bissau e Angola estão entre os dez países mais perigosos para se nascer, com taxas de mortalidade neonatal superiores a 45 recém-nascidos por cada mil nascimentos, revela um estudo publicado esta terça-feira pela revista The Lancet.




Numa série especial sobre a mortalidade neonatal, que reúne o contributo de 54 especialistas de 28 instituições em 17 países, a revista científica diz apresentar o quadro mais claro de sempre sobre as hipóteses de sobrevivência de um recém-nascido e os passos que devem ser tomados para reduzir as mortes de bebés.
 
A tabela dos países mais arriscados para recém-nascidos é liderada pela Serra Leoa, com 49,5 bebés em cada mil a morrerem antes dos 28 dias. Nos nove países que se seguem há oito africanos - Somália, Guiné-Bissau, Angola, Lesoto, República Democrática do Congo, Mali República Centro Africana e Costa do Marfim  e o Paquistão.
 
Com 45,7 recém-nascidos mortos em cada mil nascimentos em 2012, a Guiné-Bissau é o terceiro país mais perigoso para se nascer, seguido de Angola, com uma taxa de mortalidade neonatal de 45,4.
 
A diferença entre os dois países está nos progressos alcançados, já que a Guiné-Bissau reduziu a sua taxa de mortalidade neonatal em 22% entre 1990 e 2012, enquanto em Angola a taxa apenas caiu 12% no mesmo período.
 
Há a acrescentar que 29,6 em cada mil partos na Guiné-Bissau foram de nados-mortos, enquanto em Angola a taxa de nados-mortos é de 23,9 em cada mil.
 
Moçambique é outro país lusófono entre os 30 piores de 162 países classificados, com uma taxa de mortalidade neonatal de 30,2 por cada mil nascimentos e uma taxa de nados-mortos de 28,1. Ainda assim, o país reduziu a sua taxa de mortalidade neonatal em 44% entre 1990 e 2012.
 
Timor-Leste surge na 117.ª posição dos 162 países analisados, com 24,4 em cada mil bebés a morrerem antes de completarem quatro semanas de vida e 13,2 em cada mil a nascerem sem vida.
 
Segue-se São Tomé e Príncipe, que tem uma taxa de mortalidade neonatal de 19,9 em cada mil nascimentos e onde 21,9 em cada mil nascimentos resulta num nado-morto.
 
Com uma taxa de mortalidade neonatal de 10 e 14,5 nados mortos em cada mil nascimentos, Cabo Verde é o país africano lusófono com melhores resultados, embora, tal como São Tomé e Príncipe, não surja classificado no ranking global.
 
Cabo Verde é também o país lusófono africano com maiores progressos, já que a taxa de mortalidade neonatal caiu 53% entre 1990 e 2012.
 
Finalmente, o Brasil tem uma taxa de mortalidade neonatal de 9,2, taxa que registou uma queda de 68% desde 1990.
 
No estudo, os investigadores lamentam também que muitos dos bebés que morrem até às 28 semanas não chegam a ser registados, o que reflecte "a aceitação do mundo de que estas mortes são inevitáveis".
 
"Este fatalismo, falta de atenção e falta de investimento são os motivos por detrás do lento progresso na redução da mortalidade neonatal e de um progresso ainda mais lento na redução dos nados mortos. Na realidade, estas mortes são quase todas evitáveis", diz a coordenadora da investigação, Joy Lawn, da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres.
 
Segundo os dados divulgados, a Guiné-Bissau está entre os dez países onde é menos provável que uma criança esteja registada ao chegar ao primeiro aniversário. Com efeito, apenas 14% dos bebés guineenses são registados antes de completarem um ano de idade.
 
Em Angola, a percentagem de bebés com menos de um ano registados é de 21%, enquanto em Moçambique é de 29%.

20 Maio 2014, 00:50 por Lusa


segunda-feira, 19 de maio de 2014

México: O edifício que 'come' a poluição


Os especialistas que criaram o projeto dizem que a fachada do novo hospital da Cidade do México tem capacidade para neutralizar os agentes poluentes de até mil veículos por dia.


A fachada do edifício é construída com módulos de dióxido de titânio que, segundo os envolvidos no projeto, transforma os agentes poluentes em água e dióxido de carbono.
O arquiteto Josué Basto diz que a fachada tem, ainda, a vantagem de criar sombras dentro do prédio. O prédio refresca-se por si mesmo e, com isso, é possível diminuir o uso do ar condicionado e gerar economizar os gastos da energia elétrica.
Com um custo de quase 15 mil milhões de euros, a secretária do ambiente da Cidade do México, Tany Mueller, diz não ter sido um desperdício, mas sim um investimento. Numa cidade com 20 milhões de habitantes e onde muitas pessoas necessitam de andar com máscaras na rua, devido à poluição, Tany Mueller diz que não fazer nada contra a poluição teria um custo muito maior.


Publicado em Visão Verde a 02/01/2014

terça-feira, 13 de maio de 2014

Treze cidades portuguesas falham limites de poluição do ar

Estudo global da Organização Mundial de Saúde identifica a Índia como o país com mais cidades com elevada poluição.




Treze das 15 cidades portuguesas incluídas num estudo divulgado esta semana pela Organização Mundial de Saúde (OMS) têm níveis de poluição do ar acima dos limites considerados aceitáveis. Em causa estão as partículas em suspensão no ar, um dos dois poluentes mais preocupantes na Europa, juntamente com o ozono.


A OMS recomenda que a concentração de pequenas partículas, com até 10 milésimos de milímetros de diâmetro e conhecidas pela sigla PM10, não ultrapasse 20 microgramas por metro cúbico de ar, numa média anual.


Duas das cidades portuguesas incluídas numa base de dados global da OMS – Braga e Vila Franca de Xira – estão mesmo sobre o limite. Todas as outras 13 estão acima: Seixal, Paredes, Valongo, Porto, Matosinhos, Funchal, Lisboa, Almada, Vila Nova de Gaia, Setúbal, Barreiro, Faro e Amadora. Os valores variam entre 21 microgramas por metro cúbico na Amadora a 39 no Seixal, segundo os dados da OMS, referentes a 2011.


Para partículas muito finas, de até 2,5 milésimos de milímetro de diâmetro (PM2,5), há dez cidades portuguesas com valores acima do limite médio anual de 10 microgramas por metro cúbico e cinco dentro da fronteira considerada segura (Faro, Amadora, Braga, Vila Franca de Xira e Porto).


As cidades europeias estão entre as que têm menores níveis de poluição na base de dados da OMS. No total, está compilada informação sobre 1600 cidades de 91 países. A Índia sobressai-se: das 124 zonas urbanas com dados, 11 tem um nível de PM10 acima de 200 microgramas por metro cúbico e 49 estão acima de 100. A China, cuja poluição é normalmente mais mediatizada, tem 23 cidades, em 112, com mais de 100 microgramas por metro cúbico e nenhuma com mais de 200.


Das 15 cidades com maiores níveis de PM2,5, dez estão na Índia. A mais poluída de toda a lista é Nova Deli. Em lugar de topo estão também três cidades do Paquistão (Karachi, Peshawar e Rawalpindi), uma no Irão (Khoramabad) e uma no Qatar (Doha).


Segundo a OMS, a poluição do ar matou 3,7 milhões de pessoas em 2012, sobretudo com mais de 60 anos.


Notícia publicada no Público a 08/05/14

domingo, 11 de maio de 2014

Upwelling e Downwelling

O que é o Upwelling e o Downwelling? Como se formam ... que consequências apresentam...

O Upwelling e o Downwelling são movimentos de massa do oceano, que afetam a superfície e as correntes profundas. Estes movimentos são essenciais na agitação do mar, renovando o oxigénio em profundidade, distribuindo o calor e trazendo nutrientes para a superfície.
O Upwelling é o movimento ascendente de água fria vinda das profundezas, muitas vezes rica em nutrientes. Ocorre essencialmente no verão, em situações de anticiclone em que as águas superficiais são empurradas para o largo, sendo substituídas pelas águas profundas, frias e ricas em nutrientes. É por isso que no verão os peixes se encontram mais bem alimentados (e a sardinha gorda...).
O Downwelling  é o movimento da água da superfície para profundidades. Ocorre quando as águas superficiais convergem, empurrando a água da superfície para baixo (normalmente em situações de depressões barométricas - vento de sul). As regiões onde ocorrem o Downwelling,  têm baixa produtividade devido   à escassez dos nutrientes uma vez que a água fria (rica em nutrientes) é empurrada para as profundidades, sendo substituída por uma água mais quente, pobre em nutrientes. Daí que no inverno, os peixes não tenham tanto alimento.

Google Earth na Sala de Aula - Evolução da União Europeia

Formação da União Europeia

Mapa dinâmico com a evolução da União Europeia

Por Luis Correia Antunes | 14h08, 10 de Maio de 2014 
O livro “Google Earth na Sala de Aula” apresenta o mapa que mostra a evolução da União Europeia, desde a sua constituição em março de 1957, com origem em 6 países (Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo, Países Baixos) até à composição atual com 28 estados-membros, após o último alargamento a 1 de julho de 2013 com a adesão da Croácia.
Este mapa tem a mais-valia de possibilitar “navegar no tempo”, visualizando de um modo dinâmico e intuitivo as várias datas de adesão por parte dos diversos países, fazendo aparecer as respetivas fronteiras. Esta componente temporal nos mapas é possivel graças à opção avançada dos mapas KML que é o TimeStamp(ou o carimbo horário), que permite atribuir uma data a um elemento cartográfico. Para além desta opção de navegação no tempo, o mapa dispõe de legenda com os anos de adesão dos países por cores de modo a identificar as diversas épocas de adesão. As pastas de arquivo deste mapa estão ainda organizadas por datas de adesão facilitando a navegação entre os países e épocas.
Para melhor ajudar a caracterizar cada um destes países, nada melhor do que usar o Mapa com os países do Continente Europeu . Neste mapa pode encontrar, por exemplo, população e área dos países, Indice de Desenvolvimento Humano (IDH), PIB bruto e per capita, ouvir o hino, entre outras informações respeitantes aos diversos países deste continente.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Inserção de Portugal em diferentes espaços


Distribuição da população

Quais são as condicionantes da distribuição da população?...
Raton con alfombrillaclica na imagem para ver o powerpoint

Migrações

Os diferentes conceitos associados às migrações...

Mouse com almofadaClica na imagem para veres o powerpoint


Fluxos turísticos e Ecoturismo


As bacias hidrográficas

Mouse com almofadaClica na imagem para veres o PowerPoint




Greenpeace-Alterações climáticas.

As alterações climáticas devem-se a vários fatores. Este video mostra as causas que provocam as alterações climáticas e as suas consequências.

 Mouse com almofadaClica na imagem para veres o video

                     

Terra, A Força do Planeta - Gelo

SIC Natalidade em Portugal 2012


A taxa de natalidade em Portugal atingiu o número mais baixo dos últimos 60 anos.De acordo com o Correio da Manhã, em junho nasceram apenas seis mil bebes... desde a década de 50 que não havia um mês com tão poucos nascimentos.

A descida representa menos 19 por cento em relação a junho do ano passado.

A manter-se a tendência, este ano deverão nascer apenas 81 mil crianças, menos 16 mil do que em 2011. Em termos gerais, nascem menos 50 mil crianças por ano do que seria necessário para assegurar a susbtituição de gerações.

Um saldo negativo que compromete a sustentabilidade da segurança social perante o aumento do número de pensionistas e a redução de jovens que entram no mercado de trabalho.

Tragédia na indústria têxtil do Bangladesh acorda consciência ocidental | euronews, mundo

A tragédia no Bangladesh provocou uma onda de má consciência no Ocidente: algumas marcas comprometeram-se a pagar indemnizações às vítimas, a União Europeia prevê ações comerciais com a localidade de Daca e os consumidores sentem-se apanhados na armadilha da roupa barata. A Benetton e El Corte Inglés recebiam peças de vestuário das cinco unidades de confeção presentes no edifício de oito andares que ruiu.


Mouse com almofadaClica na imagem para visualizares o vídeo


Fonte: http://pt.euronews.com/2013/05/02

O Projeto Alqueva

Comida...

E agora vamos nos divertir um pouco...
clicla na imagem

terça-feira, 6 de maio de 2014

GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS NO MERCADO DE TRABALHO

GLOBALIZAÇÃO E DESIGUALDADE SOCIAL

GLOBALIZAÇÃO - VANTAGENS E DESVANTAGENS

GLOBALIZAÇÃO.2

Documentário : A água também se esgota


Alerta para a situação atual de stress dos recursos hídricos em termos globais e apelo para uma gestão mais eficiente deste recurso.


Organismos geneticamente modificados

GMO A Go Go - Truth about GMOs explained in new animated cartoon...

O Ciclo da Água - Introdução

A GLOBALIZAÇÃO POR IMAGENS

Cientistas fazem primeiro mapa da espessura do gelo no Ártico.


 
 
Cientistas da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) apresentaram nesta terça-feira em Londres o primeiro mapa topográfico que reflete a variação da espessura do gelo no Ártico ao longo do ano, dado de extrema importância para se conhecer a velocidade do aquecimento global.
 
O mapa, exibido na instituição científica britânica Royal Society, foi criado a partir de imagens registradas pelo satélite CryoSat-2 e mostra de forma dinâmica e detalhada a espessura das camadas de gelo no oceano Ártico e da Groenlândia.

Bacias hidrográficas e as maiores bacias hidrográficas

Perfil dos principais elementos topográficos e linhas de água de uma bacia hidrográfica

Our Ocean Wonderland - Vaccuship and aerial trawler

O FUTURO DO PESCADO....

Planeta Terra, Planeta Água


Vídeo educativo sobre a importância da água.


Pesca de arrasto modifica o relevo do fundo do mar

Prática remove e levanta as partículas finas que formam os sedimentos

Detalhe das marcas da pesca de arrasto


A pesca de arrasto intensiva mudou, em apenas quatro décadas, o relevo do fundo do mar, de acordo com um estudo realizado por uma equipa da Faculdade de Geologia da Universidade de Barcelona (UB) e do Instituto de Ciências do Mar (ICM-CSIC).e acordo com a UB, a investigação foca o impacto da actividade dos pesqueiros no fundo do mar do talude continental superior (entre 200 e 900 metros de profundidade) no nordeste da Costa da Catalunha. Os resultados revelam que o arrasto repetitivo de sedimentos macios do fundo oceânico alterou a dinâmica sedimentar natural e tem simplificado a morfologia submarina original.
Fonte: www.cienciahoje.pt


População mundial já somos 7 mil milhões - Revista National Geographic Brasil

A população mundial está a aumentar...quantos somos? quantos vamos ser? quais as consequências?

Mouse com almofadaClica na imagem para veres o video


                          


Turismo

Atividade Turística


O que é Turismo?



            “Turismo é uma atividade do setor terceário, ou seja,do setor
 dos serviços. 
É o complexo de atividade e serviços relacionados com deslocações,
transportes,alojamento, alimentação,produtos típicos, atividades 
relacionadas aos movimentos culturais, visitas, lazer e entretenimento”.



Quais são os Tipos de Turismo?


    • Turismo Religioso;
    • Turismo de Massa - Banear e Desportivo;
    • Turismo de Incentivo;    
    • Turismo Cultural/Histórico;
    • Turismo de Eventos;
    • Turismo de Estudos;
    • Agroturismo;
    • Turismo Rural;
    • Turismo Náutico;
    • Turismo Ecológico;
    • Turismo de Aventura.


Mouse com almofadaClica na imagem para veres o vídeo



Eurotúnel festeja 20 anos

François Mitterrand e Isabel II, cortaram a fita inaugural no dia 6 de maio de 1994, realizando o sonho de ligar a França e o Reino Unido com um túnel e uma proeza de engenharia civil.
Vinte anos depois, o Eurotúnel é a linha ferroviária mais utilizada em todo o mundo, onde passam 400 comboios nos dias de maior tráfego.

    Mouse com almofada   Clica na imagem para veres o vídeo


 Eurotunel festeja 20 anos

A competitividade dos diferentes modos de transporte


Mouse com almofadaClica sobre a imagem para visualizares o powerpoint

As formas do litoral

O litoral tem várias formas e está em constante transformação. Aqui estão apresentadas algumas das formas de relevo que podemos encontrar nessas áreas.

                                http://www.prof2000.pt/

Conheces o teu país?




Se tivesses que  falar sobre o teu país a um estrangeiro, o que dizias?


O envelhecimento da população mundial


A população mundial está a envelhecer e os contrastes são fáceis de identificar quando analisamos o mapa mundo.
Ao clicar na imagem abaixo é possível apresentar o mapa em movimento (ex. people_demographic_aging population).
Mouse com almofadaclica na imagem para veres o mapa em movimento.




Lisboa está entre os destinos preferidos dos passageiros de cruzeiros

Quase metade dos passageiros estrangeiros de cruzeiros que escalam a capital portuguesa colocam Lisboa no top 10 de destinos a visitar e 41,3% posicionam a cidade mesmo no top 5, revela um inquérito realizado pelo Observatório do Turismo de Lisboa, em parceria com a Administração do Porto de Lisboa. A maior parte dos entrevistados admite que a possibilidade de visitar a capital portuguesa tem uma grande influência na escolha do itinerário do cruzeiro e 98,3% acabam por recomendar Lisboa como destino turístico.

Na sua passagem pela capital, os passageiros de cruzeiros gastam, em média, 97,40 euros, e compram sobretudo vinho, artesanato e pastelaria. A Baixa-Chiado, Belém, Bairro Alto e Cais do Sodré são os locais mais visitados na cidade, mas Cascais subiu no índice de popularidade relativamente ao ano passado.

Cerca de um terço dos passageiros estrangeiros são britânicos, a idade média ronda os 50 anos e a maior parte viaja em casal, sem filhos.

Para três quartos dos inquiridos trata-se do primeiro cruzeiro da sua vida e a experiência revelara-se "muito boa": numa escala de 1 a 10, o grau de satisfação médio era de 8,4. Os entrevistados destacaram sobretudo o clima, a qualidade das excursões organizadas e o acesso à informação turística.

Os passageiros nacionais optam por fazer cruzeiros sobretudo pelo entretenimento, mas metade destaca o contacto com o mar e um terço, a saúde e bem-estar. 

O inquérito sobre o perfil de passageiros de cruzeiros foi realizado com base numa amostra composta por 47 navios que fizeram escala no Porto de Lisboa, entre os meses de Maio e Outubro de 2013. Foram entrevistados mil passageiros, 142 nacionais e 858 estrangeiros.

No ano passado, o Porto de Lisboa recebeu o número de cruzeiros mais elevado de sempre e o total de passageiros superou os 550 mil. Para destacar a relevância desta actividade na capital portuguesa, está marcada para o próximo dia 26 de Abril a primeira edição do Cruise Day Lisbon, um dia exclusivamente dedicado aos cruzeiros. 


Jornal Público, Alexandra Campos, 31/03/2014

Os movimentos da Terra

A Terra tem dois movimentos que dão a sucessão dos dias e das noites e às estações do ano
clica na imagem para ver o vídeo

clica na imagem
https://www.youtube.com/watch?v=QyXxDXp0udM

Recursos Hídricos

A água um bem essencial

Raton con alfombrillaClicar na imagem para ver PowerPoint 

Mapa Hipsométrico de Portugal Continental


A pobreza no mundo

Num mundo onde as desigualdades são cada vez mais fáceis de identificar...

O crescimento da população mundial, caixa por caixa



A população mundial vai crescer para 9 mil milhões ao longo dos próximos 50 anos - e só através do aumento dos padrões de vida dos mais pobres podemos verificar o crescimento da população. 

Adaptado de https://www.ted.com


Mouse com almofadaClica na imagem para observares o vídeo sobre o crescimento da população mundial

O perfil transversal e longitudinal de um rio


Plataforma de abrasão da marinha

As ondas escavam a base da arriba e esta torna-se instável devido à perda da sua base de sustentação. Essa instabilidade origina a fragmentação e a queda de blocos. Se a arriba tem fissuras, o ar situado nessas fissuras é comprimido. Quando a onda recua, dá-se um processo de descompressão. Desta forma a rocha vai-se fragmentando e provoca um desgaste na base das arribas, sem apoio, estas desmoronam-se. Assim, a arriba vai recuando, desenvolvendo-se uma plataforma de abrasão (faixa entre o mar e a arriba), que fica a descoberto na maré baixa.
                                
                            Fonte: Gomes, A., Boto, A.; (2006); "Fazer Geografia"; Porto Editora

A emigração portuguesa está mais qualificada




Jovens quadros técnicos e científicos optam cada vez mais por fazer carreira no estrangeiro, devido às melhores oportunidades e salários.
Substituíram a mala de cartão por uma mala com rodinhas; já não passam a fronteira a pé, mas sim de avião; em vez de escreverem longas cartas a falar da nova vida e das saudades da família ou de fazerem curtos telefonemas de tempos a tempos, comunicam através das redes sociais, dos programas de conversação instantânea ou por telemóvel. Eis os novos emigrantes portugueses.
Fonte: www.jn.pt
Fonte: www.caritas.pt


Latitude e longitude (vídeo aula de geografia)



Para melhor entender a Latitude e a Longitude


Alargamento da plataforma continental de Portugal ou da ZEE?

domingo, 4 de maio de 2014

Afeganistão: Centenas de mortos em desabamento de terras

Segundo as últimas notícias, houve mais de 2 500 vítimas em consequência do aluimento de terras no Afeganistão, mais propriamente na província do Badakhshan, devido a chuvas torrenciais que ocorreram durante uma semana.

O que é e como ocorre um aluimento de terras:

A um aluimento de terras também se pode designar movimento de vertente, que significa movimento de descida, numa vertente, de uma massa de rocha, terra ou detritos. Os movimentos de vertente dependem das condições do terreno (o tipo de materiais que constituem o solo, o uso do solo e os declives) e de fatores desencadeantes (a precipitação, sismos, erupções vulcânicas, fusão da neve, desflorestação, escavações e incêndios florestais).

No caso do Afeganistão as condições do terreno estavam relacionadas com o declive e o fator desencadeante foi a precipitação.
Mouse com almofadaClica na imagem para observares o vídeo sobre o caso do Afeganistão


Consequências:

Os materiais que deslizam ao longo da vertente podem atingir uma velocidade até 100 km/h, devido ao seu peso e tendo a força da gravidade como motor. Podem originar grandes catástrofes naturais, sobretudo quando existem construções na encosta ou no sopé da montanha, destruindo-as e soterrando-as, como aconteceu, agora, no Afeganistão, causando cerca de 2 500 mortos e mais de 4 000 desalojados.