domingo, 11 de maio de 2014

Google Earth na Sala de Aula - Evolução da União Europeia

Formação da União Europeia

Mapa dinâmico com a evolução da União Europeia

Por Luis Correia Antunes | 14h08, 10 de Maio de 2014 
O livro “Google Earth na Sala de Aula” apresenta o mapa que mostra a evolução da União Europeia, desde a sua constituição em março de 1957, com origem em 6 países (Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo, Países Baixos) até à composição atual com 28 estados-membros, após o último alargamento a 1 de julho de 2013 com a adesão da Croácia.
Este mapa tem a mais-valia de possibilitar “navegar no tempo”, visualizando de um modo dinâmico e intuitivo as várias datas de adesão por parte dos diversos países, fazendo aparecer as respetivas fronteiras. Esta componente temporal nos mapas é possivel graças à opção avançada dos mapas KML que é o TimeStamp(ou o carimbo horário), que permite atribuir uma data a um elemento cartográfico. Para além desta opção de navegação no tempo, o mapa dispõe de legenda com os anos de adesão dos países por cores de modo a identificar as diversas épocas de adesão. As pastas de arquivo deste mapa estão ainda organizadas por datas de adesão facilitando a navegação entre os países e épocas.
Para melhor ajudar a caracterizar cada um destes países, nada melhor do que usar o Mapa com os países do Continente Europeu . Neste mapa pode encontrar, por exemplo, população e área dos países, Indice de Desenvolvimento Humano (IDH), PIB bruto e per capita, ouvir o hino, entre outras informações respeitantes aos diversos países deste continente.

Sem comentários:

Enviar um comentário