terça-feira, 6 de maio de 2014

Lisboa está entre os destinos preferidos dos passageiros de cruzeiros

Quase metade dos passageiros estrangeiros de cruzeiros que escalam a capital portuguesa colocam Lisboa no top 10 de destinos a visitar e 41,3% posicionam a cidade mesmo no top 5, revela um inquérito realizado pelo Observatório do Turismo de Lisboa, em parceria com a Administração do Porto de Lisboa. A maior parte dos entrevistados admite que a possibilidade de visitar a capital portuguesa tem uma grande influência na escolha do itinerário do cruzeiro e 98,3% acabam por recomendar Lisboa como destino turístico.

Na sua passagem pela capital, os passageiros de cruzeiros gastam, em média, 97,40 euros, e compram sobretudo vinho, artesanato e pastelaria. A Baixa-Chiado, Belém, Bairro Alto e Cais do Sodré são os locais mais visitados na cidade, mas Cascais subiu no índice de popularidade relativamente ao ano passado.

Cerca de um terço dos passageiros estrangeiros são britânicos, a idade média ronda os 50 anos e a maior parte viaja em casal, sem filhos.

Para três quartos dos inquiridos trata-se do primeiro cruzeiro da sua vida e a experiência revelara-se "muito boa": numa escala de 1 a 10, o grau de satisfação médio era de 8,4. Os entrevistados destacaram sobretudo o clima, a qualidade das excursões organizadas e o acesso à informação turística.

Os passageiros nacionais optam por fazer cruzeiros sobretudo pelo entretenimento, mas metade destaca o contacto com o mar e um terço, a saúde e bem-estar. 

O inquérito sobre o perfil de passageiros de cruzeiros foi realizado com base numa amostra composta por 47 navios que fizeram escala no Porto de Lisboa, entre os meses de Maio e Outubro de 2013. Foram entrevistados mil passageiros, 142 nacionais e 858 estrangeiros.

No ano passado, o Porto de Lisboa recebeu o número de cruzeiros mais elevado de sempre e o total de passageiros superou os 550 mil. Para destacar a relevância desta actividade na capital portuguesa, está marcada para o próximo dia 26 de Abril a primeira edição do Cruise Day Lisbon, um dia exclusivamente dedicado aos cruzeiros. 


Jornal Público, Alexandra Campos, 31/03/2014

Sem comentários:

Enviar um comentário