domingo, 4 de maio de 2014

Afeganistão: Centenas de mortos em desabamento de terras

Segundo as últimas notícias, houve mais de 2 500 vítimas em consequência do aluimento de terras no Afeganistão, mais propriamente na província do Badakhshan, devido a chuvas torrenciais que ocorreram durante uma semana.

O que é e como ocorre um aluimento de terras:

A um aluimento de terras também se pode designar movimento de vertente, que significa movimento de descida, numa vertente, de uma massa de rocha, terra ou detritos. Os movimentos de vertente dependem das condições do terreno (o tipo de materiais que constituem o solo, o uso do solo e os declives) e de fatores desencadeantes (a precipitação, sismos, erupções vulcânicas, fusão da neve, desflorestação, escavações e incêndios florestais).

No caso do Afeganistão as condições do terreno estavam relacionadas com o declive e o fator desencadeante foi a precipitação.
Mouse com almofadaClica na imagem para observares o vídeo sobre o caso do Afeganistão


Consequências:

Os materiais que deslizam ao longo da vertente podem atingir uma velocidade até 100 km/h, devido ao seu peso e tendo a força da gravidade como motor. Podem originar grandes catástrofes naturais, sobretudo quando existem construções na encosta ou no sopé da montanha, destruindo-as e soterrando-as, como aconteceu, agora, no Afeganistão, causando cerca de 2 500 mortos e mais de 4 000 desalojados.

Sem comentários:

Enviar um comentário